Hyundai HB20 2023 acerta nas mudanças e mantém o bom motor 1.0 turbo

Comemorando 10 anos da montadora no Brasil e 10 anos de HB20, a Hyundai lança seu novo produto totalmente modificado, renovação essa necessária, já que a linha anterior foi lançada em 2019 e com muitas críticas por sua aparência. Mas apesar disso, teve uma ótima aceitação do seu motor turbo.

Agora chega a linha 2023 com visual que agradou a todos, nova dianteira com nova identidade visual, novos conjuntos ópticos. A traseira também apresentou mudanças drásticas, sobretudo nas lanternas.


Novo visual

O novo HB20 tem linhas mais retas na dianteira, trazendo uma aparência mais agressiva em comparação aos seus concorrentes. Apesar dele lembrar um pouco as linhas do I20, tem sua identidade própria, sem ser uma cópia de algum outro modelado Hyundai.
Na dianteira, possui capô com dois vincos mais altos ao meio e um corte nas laterais. Abaixo, os faróis são em máscara negra e uma assinatura em led na parte superior. Apesar do farol ter projetor e DLR, ele não é full led e sim alógeno. Já nas versões básicas utiliza faróis comuns sem projetores e DLR. A grade chama atenção pois é dividida em duas partes e tem o desenho 3D. O para-choque é bem bonito, tem recortes e vincos harmoniosos. Nele fica a luz de seta e farol de neblina nas versões mais caras.

Na lateral não houve mudanças, mantém-se linhas harmoniosas e suaves. A única novidade fica por conta do novo conjunto de rodas diamantadas aro 16” com desenho mais esportivo no hatch. Já no sedã as rodas seguem um desenho mais clean e sofisticado, também com aro 16”.
Nas versões básicas, ele segue com calotas aro 14” e vai variando conforme as versões, que vão recebendo rodas de liga leve aro 15”.

Na traseira, o carro trouxe mudanças bem significativas desde o modelo hatch ao sedã. Em ambas as versões apresentam lanternas em led, que ligam um lado ao outro. Porém apenas o sedã tem iluminação em toda sua extensão. As luzes de seta e ré ficam no pára-choque. Nas versões top de linha ele ganha antena tipo barbatana de tubarão, já as versões básicas contam com antenas convencionais.

Interior

No interior não tivemos grandes mudanças, mas dentre as novidades destacamos o novo painel de instrumentos – agora é digital nas versões top de linha. Esse painel digital é configurável com possibilidade de mudança de cor de fundo com três opções.

O ar-condicionado continua digital com a opção automática. Agora a central multimídia é de 8” polegadas com sistema Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade de conectar o Android Auto e Car Play sem fio.

Tecnologia e segurança

Agora o HB20 conta com partida remota, ou seja, o condutor do veículo pode dar partida no veículo sem estar dentro dele. Mas até aí é super comum. A novidade do HB20 é que após a partida o condutor que estiver com a chave só de se aproximar já consegue abrir a porta e simplesmente engatar o Drive e seguir sua viagem sem precisar apertar o botão de partida do carro.
O HB20 continua com o sistema Stop & Go que desativa o motor ao parar no semáforo pra assim economizar combustível. O HB20 conta com trocas de marchas de modo manual através do câmbio ou das borboletas atrás do volante. Na linha 2023 essas trocas receberam atualizações. Nela você consegue fazer trocas de marchas aumentando ou reduzindo, pulando duas marchas.

Ele conta com controle de cruzeiro e limitador de velocidade em todas as versões. Nas versões Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro, e também a função de acendimento automático dos faróis.

Destaque para o assistente de centralização de faixa que faz a correção de saída de faixa e trás o veículo ao centro da faixa. Além disso ele consegue fazer o monitoramento das faixas e assim seguindo desde que não haja curvas muito fechadas.

O que também vale lembrar é o sistema de frenagem autônomo onde através de câmeras e sensores ele monitora os tráfego cruzado e faz frenagem autônomo caso haja um risco de colisão ou atropelamento. Quando a Hyundai lançou esse sistema em 2019, ele fazia leitura apenas de veículos e pedestres. Agora em 2023 em passa a reconhecer ciclistas também, um grande avanço para o veículo.

A outra novidade fica por conta da assistente de saída de estacionamento. Esse assistente atua monitorando a saída de uma vaga de estacionamento quando o motorista está saindo de ré de uma vaga e não vê um veículo passando atrás. Caso haja nessecidade ele faz a frenagem, evitando assim uma colisão traseira.

Na linha 2023 ele conta alerta de ponto cego e agora com alerta de saída segura. Esse alerta emite aviso sonoro caso haja um veículo vindo ao abrir a porta evitando um acidente.

Motorização

A linha 2023 do HB20 conta com 6 versões, sendo 3 com motores 1.0 aspirado e 3 versões com motores 1.0 turbo.
A versões de entrada são equipadas com motor 1.0 Kappa aspirado, que rende 75 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol. Já o torque é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm.

As versões TOP têm embaixo do capô o motor Kappa 1.0 Turbo GDI, ele gera potência de 120 cv e torque de 17,5 kgfm independente do combustível.

Versões

Versões e preços do Hyundai HB20 2023

Sense 1.0 MT – R$ 76.690

Comfort 1.0 MT – R$ 79.990

Limited 1.0 MT – R$ 85.490

Comfort 1.0 Turbo MT – R$ 93.790

Comfort 1.0 Turbo AT – R$ 99.390

Platinum 1.0 Turbo AT – R$ 105.390

Platinum Plus 1.0 Turbo AT – R$ 114.390

Opinião

A Hyundai apostou certo no novo HB20, trouxe uma identidade própria para o modelo, além de garantir sistemas de tecnologias e segurança. Sistemas que fazem o HB20 se destacar entre seus concorrentes.
Acredito que ele continuará como o mais vendido em sua categoria. Um por ser novidade e trazer equipamentos que seus concorrentes não tem, e pela falta de semicondutores que outras marcas estão tendo.

Vale ressaltar todos o recursos de segurança que equipam o HB20. Eu pude testar esses recursos em um pista de teste durante seu lançamento. São itens que realmente fazem a diferença no dia-a-dia.

A motorização não preciso comentário, esse motor 1.0 turbo é ágil, econômico e tem boas retomadas . O HB20 é bem estável, você tem ele bem na mão. Apesar de que, agora ter rodas maiores e com perfil mais baixo, ele mantém o conforto de que sempre teve.

Texto e Fotos: Gustavo Lopes – TOP MOTORS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.