Volvo XC40 Hybrid: Anda bem e bebe pouco! O sonho de qualquer SUV.

Quem nunca quis ter um SUV que não consumisse tanto combustível? Pois é muita gente pensa nisso.

Isso é realidade e o responsável por esse feito é a Volvo, a montadora tem a intenção de eletrificar sua gama. Mas a avaliação de hoje é de híbrido, estou falando do Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design.

Passamos 7 dias com o modelo da montadora Sueca, e tivemos várias experiências, desde o teste de consumo a rodar na cidade procurando locais para recarregar a parte elétrica do XC40.

Mas antes de ir para essa parte, vamos falar mais sobre seu design, motorização e outros.



O Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design dá uma sensação de robustez, mas isso não fica só na aparência, pois o modelo realmente faz por merecer Possui um propulsor de 260cv combinado com o elétrico.

O XC40 Hybrid T5 Plug-in R-Design

O modelo tem linhas discretas, mas na medida certa, nada exagerado, os faróis em led com o famoso martelo de Thor. A traseira recebe como destaque as enormes lanternas em LED na posição vertical que ocupam praticamente toda a coluna do porta-malas, item marcante nos modelos da marca. Visto de lado as linhas simples se opõe as belas e grandes rodas de aro 20 polidas com fundo em preto.

O interior

Nessa parte não tenho nem o que comentar, a Volvo é excelente em acabamentos. São materiais macios ao toque, com bons encaixes e materiais de primeira. O painel você já conhece, bons materiais, com black piano e aço. Para dar mais conforto e uma sensação de amplitude, conta com o teto-solar panorâmico.

Lembrando que o XC40 a central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play. O ar condicionado é digital e dual zone.

Para quem gosta de som de qualidade, vai curtir os 13 alto-falantes espalhados pelo carro, som esse assinado pela Harman Kardon de 600w de potência.

Segurança

Ele conta com o Pilot Assist que, junto com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h); City Safety (sistema de frenagem automática), LKA, sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção; HSA; assistente de partida em aclives; HDC, assistente de descidas, além dos alertas de colisão dianteiro e traseiro.

Motorização

O Xc40 Hybrid conta com dois motores, um elétrico, com 82Hp e outro turbo, a gasolina, 1.5L e 180Hp. Combinados, produzem 262hp de potência e 425N.m de torque.

Ao volante

Passei 7 dias com o SUV hybrid, nesses dias rodei apenas em ciclo urbano e assim realmente vi o desempenho dele. Já começo a dizer o qual confortável ele é, apesar da suspensão ser mais rígida, mas nada que tire o conforto.

Como dito no título dessa matéria, ele é o que qualquer SUV gostaria de ser, pois anda como um esportivo, segundo a volvo o seu de 0 a 100 km/h é em 7,3 segundos. O consumo durante nosso teste aqui em Vitória ficou em 17 km/l. Esse consumo é resultado da mistura do motor a combustão e o elétrico que tem autonomia de 44km que pode ser usado apenas no elétrico ou no modo híbrido.

Como abastecer? O XC40 Hybrid Plug-in ele pode ser recarregado com as próprias frenagens que regenera as suas baterias. Esse modo pode demorar um pouco para completar a carga. Mas ele se trata de um plug-in, ou seja, ele pode ser recarregado direto na tomada. Ele já vem com o cabo de conexão que pode ser recarregado em casa ou em qualquer posto de recarga espalhado pela cidade.
Aqui em Vitória as opções são em locais privados, como Shopping Vitória, Supermercado Carone de Vitoria, Leroy Merlin. Você também pode utilizar o da própria Volvo que fica no estacionamento da própria concessionária Volvo Vitória.
A outra opção são os postos da EDP, concessionária de energia do Espírito Santo.

Fotos e texto: Gustavo Lopes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.