Veja os cuidados simples com o seu veículo que podem evitar prejuízo de mais de 5 mil reais

Já ouviu falar em manutenção veicular preventiva? Se trata de ações simples como conferir o óleo e água, qualidade e calibre dos pneus e higienização do automóvel, evitando prejuízos financeiros e até acidentes

Um veículo bem conservador e funcionando como um novo, pode ser revendido entre 10% e 20% a mais que a tabela FIPE (considerada o principal índice para a negociação de carros no país). Para isso é necessário que algumas vistorias simples e regulares sejam feitas no veículo com frequência.

Por exemplo, com qual frequência você confere o óleo e a água do seu veículo? Tem o hábito de calibrar os pneus ou conferir a borracha? O seu para-brisa está em boas condições? O cabo do freio ou o freio de mão estão funcionando adequadamente? A resposta para essas perguntas precisa estar na ponta da língua de qualquer motorista e, caso esses cuidados não estejam sendo tomados com frequência, as chances de um prejuízo financeiro ou desvalorização do veículo aumentam muito, de acordo com o presidente da Contauto, Apolo Figueiredo Rizk.

“Esses prejuízos podem variar muito, alguns, podem custar mais de cinco mil reais, por exemplo, se o motor do carro danificar devido a falta de óleo ou até mesmo, por causa de óleo vencido. Costumamos chamar de ‘bater motor’ ou motor fundido ”, alertou Apolo.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Na prática, pode ser aplicada no cuidado de qualquer equipamento ou máquina. Sendo muito utilizada em indústrias que tenham cronogramas de manutenção preventiva, para evitar falhas ou danificações. Quando se trata da manutenção do veículo, a lógica é exatamente a mesma. “Sempre que checagens e ajustes são feitos, o que se busca é ter a certeza de que tudo está funcionando adequadamente e de que não há o risco da ocorrência de defeitos de uma hora para outra”, afirmou o presidente da Contauto.

Além disso, Apolo destaca que simples atitudes e checagem podem auxiliar a ficar mais barato cuidar do automóvel porque você mantém o carro sempre em bom estado, da maneira como deve ser. Com isso, a tendência é que as peças durem mais. Então, você já não terá de gastar para substituí-los com tanta frequência.

CARROS NOVOS TAMBÉM PRECISAM DE CUIDADOS?

O presidente da Contauto alerta que algumas pessoas têm a “falsa ilusão” de que um carro novo irá exigir cuidados menores. Na verdade, não importa se o veículo acabou de sair da concessionária, se é usado ou seminovo, todos precisam de cuidados regulares como checagem de freios, pneus e motor.

ITENS DE CHECAGEM REGULAR

• Checar o nível de óleo;

• Fazer a calibragem dos pneus semanalmente;

• Conferir se as luzes do carro estão todas funcionando;

• Verificar o estado dos pneus;

• Completar o nível de água do radiador e dos limpadores do para-brisa, entre outras medidas.

ALERTA PROBLEMA

Quando já existe algum problema ou mal funcionamento do veículo, o automóvel dá alguns sinais, que podem ser percebidos, como:

  • Pedal de freio muito duro ou baixo;
  • Ruídos agudos ao pisar no freio;
  • Motor falhando;
  • Consumo muito alto de combustível;
  • Suspensão batendo;
  • Dificuldade para dar a partida, entre outros.

Nesse sentido, o especialista da Contauto alerta que sempre que for percebido comportamentos anormais no carro, o aconselhável é buscar ajuda de um mecânico o mais rápido possível, evitando assim, gastos maiores.

Texto: ComunicAtiva, by Gustavo Lopes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.