RAM 1500, uma beleza de picape

Quem disse que dirigir uma picape não pode ser divertido, é por que ainda não guiou uma RAM 1500. A picape enche os olhos e dispara o coração a cada acelerada do motor V8 embarcada na grandalhona. Falando em grandalhona, diferente da sua irmã RAM 2500, a RAM 1500 pode ser conduzida com CNH B.

RAM 1500

A RAM 1500 Rebel chegou no final de 2020 com um poderoso motor V8. Importado dos Estados Unidos, ela não é a maior da marca do caneiro, mas aqui no Brasil é bem maior que as outras picapes vendidas no Brasil. Podemos até dizer que ela reina sozinha, pois não tem concorrente a sua altura.

Exterior

A RAM 1500 chama atenção pela robustez. Tem características bem marcantes com grande capô e uma grande grade com a marca RAM. A unidade que testamos em parceria com a concessionária Vitória Motors Jeep era na cor preta, isso fez com que ela tivesse uma personalidade única, pois ficou bem bruta com todos os seus detalhes de acabamento também escurecidos.

Na traseira ela tem lanternas exclusivas. A tampa da caçamba tem abertura diferenciada com dois modos, a mais comum abrindo para baixo e para as laterais igual a da Toro.
Nas laterais da caçamba tem as RAMBOX, uma espécie de baú térmico com ralo.

Interior

O interior é uma parte que impressiona pela qualidade e pelo nível de tecnologia.

Em questão de Equipamentos básicos, obviamente, não faltam. E a Ram ainda traz head-up display – com informações projetadas de velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota do GPS -, carregador de smartphone por indução, retrovisor interno digital com tela de LCD – apresenta a imagem em tempo real da câmera traseira – e a central multimídia em tela vertical de 12”.


A Ram 1500 ainda abusa de porta-objetos funcionais, dentro e fora da cabine, bem ao gosto estadunidense. Só o compartimento dianteiro, entre os bancos, promete ser capaz de acomodar um notebook com tela de 15”.

Os porta-objetos também estão distribuídos nas portas, no assoalho ou embutidos nos assentos. A Ram diz que, ao todo, a cabine da 1500 dispõe de 151 litros de volume em porta-trecos. Além disso, tem os porta-copos e nada menos que nove entradas USB (4 do tipo C) e duas tomadas de 115 V (padrão EUA).

Motorização

A RAM 1500 usa o motor 5.7 V8 que garante bastante disposição à picapona. São 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque máximo que se traduzem em acelerações fortes. Segundo a marca, o 0 a 100 km/h é alcançado em 6,4 segundos, desempenho de cupê esportivo.

Ao volante

Como dizer e resumir a sensação de dirigir a RAM 1500? Vamos lá, primeira coisa é que você é destaque por onde passa, pois os olhos se voltam a você, um pelo tamanho, beleza e o belo ronco do motor V8.

A RAM 1500 mede 5,92 metros de comprimento e 2,08 m de largura. O entre-eixos é de 3,67 m, praticamente o tamanho de um carro compacto. Isso garante muito espaço para todos que viajam no banco de trás.

Apesar de que não cheguei a testar o 4×4, o modelo é equipado com um sistema de tração e transmissão de oito marchas igualmente robusto. Os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida) são acionados eletronicamente por meio dos botões e ainda há bloqueio do diferencial traseiro.

Quanto ao consumo, vamos lá! Assim como um esportivo, o consumo não vai ser de um carro 1.0 né. Durante o final de semana que passei com a picape, consegui um média de 4 km/l na cidade com pé fundo. Agora andando mais de boa, consegui uma média de 6 km/l. O consumo melhora pois o motor desativa 4 cilindros quando não é forçado, o ventilador é elétrico para não roubar potência e, pra melhorar a aerodinâmica, as aletas da grade só abrem quando é necessário aumentar o arrefecimento. O outro modo de economizar é utilizar combustível de qualidade.

Resumindo, a RAM 1500 tem o público certo, o público jovem que gosta de uma picape, mas também gosta da esportividade. Ou seja o consumidor tem os dois mundos em um só carro.

Gostou da RAM 1500?

Aqui fica nosso agradecimento a concessionária Vitória Motors Jeep que nos emprestou o modelo para a realização desse teste.
Mas se você quer ter essa experiência também, marque agora seu test drive em umas das concessionárias Vitória Motors Jeep espelhado pelo ES.

Aqui em Vitória ela fica na Av. Vitória, 2415 – Consolação, Vitória/ES. Tel: (27)3441-0796

Acesse o site deles e veja a mais perto de você!

https://www.vitoriamotorsjeep.com.br/vitoria-motors-jeep-vitoria

Fotos e textos: Gustavo Lopes – Top Motors

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.