JAC MOTORS LANÇA A PRIMEIRA VAN DE PASSAGEIROS 100% ELÉTRICA DO BRASIL: iEV750 VIP

  • Derivada da iEV750V, que é a versão de carga, a JAC iEV750 Vip oferece acomodação para 13 passageiros mais o motorista. É a primeira (e única) van 100% elétrica para transporte de passageiros do mercado brasileiro;
  • Modelo possui 92 kWh de carga total de bateria, motor com 163 cv e 750 Nm de torque máximo, o que permite 235 km de autonomia.
  • Lançamento da JAC iEV750 Vip foi pedido dos clientes brasileiros. A transformação da van de carga para o modelo de transporte de passageiros é realizada pela Alpha6, tradicional empresa do setor;
  • Aplicação do modelo será no transporte executivo de passageiros em curtas/médias distâncias, com especial destinação para aeroportos, hotéis, resorts, restaurantes e empresas de transporte em geral;
  • Com a chegada dessa van de passageiros, o line-up de modelos 100% elétricos da JAC Motors ganha o seu nono modelo totalmente livre de emissões de poluentes;

Desde que escolheu se tornar a primeira marca de automóveis de passeio e veículos comerciais com uma família repleta de modelos 100% elétricos, em setembro de 2019, a JAC Motors vem apresentando novidades consecutivas no mercado brasileiro. Com uma linha completa de veículos com emissão zero de poluentes, que vai desde o JAC E-JS1, compacto urbano, até o JAC iEV1200T, caminhão para 7,5 ou 8,5 toneladas de PBT, a marca vem trabalhando em uma apurada pesquisa de todos os segmentos de mercado em que os modelos 100% elétricos da marca podem participar.

Esse rótulo de “a marca que mais leva a sério a eletrificação da mobilidade” já tem dado resultado. Diferentemente de outros segmentos em que a JAC Motors propôs seus produtos para algum nicho de mercado, o nascimento da JAC iEV750 Vip não foi iniciativa da empresa. Mas dos próprios clientes. “Por que vocês não trazem uma versão dessa van (de carga) para passageiros?”

“A chegada da iEV750 Vip nos dá um sabor especial: é a prova de que estávamos certos quando optamos por verter toda a nossa linha para modelos 100% elétricos! Esse modelo foi um pedido objetivo de nossos clientes”, explica, orgulhoso, Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Pode ser até que viéssemos a lançar a versão da van para passageiros no futuro, mas a demanda de alguns clientes surgiu antes. E fomos buscar um parceiro comercial de renome para realizar a transformação”.

Habib refere-se à Alpha6, empresa sediada no interior de São Paulo, já tradicional da transformação de veículos comerciais, em especial nessa nova aplicação da van 100% elétrica da JAC, como explica Leandro Zillig, sócio-fundador da Alpha6: “A parceria com a JAC é uma ótima oportunidade de criar um desafio e ir além. O mercado de veículos elétricos é um oceano azul e queremos estar com a JAC Motors produzindo veículos especiais que ajudem a transformar o mundo em um lugar melhor”.

Custo por km rodado é baixíssimo

Única van 100% elétrica com capacidade de 13 passageiros, além do motorista, a JAC iEV750 Vip repetirá as mesmas virtudes dos demais veículos comerciais da marca, dando um “banho” na concorrência no custo operacional. O modelo dispende um valor seis menor que as rivais nas despesas de manutenção, todas com o mesmo porte movidas a diesel no país.

É só lembrar que o modelo livre de emissões da JAC Motors não possui câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, aditivos, correias etc. Além dessas vantagens óbvias no custo de manutenção, o veículo totalmente elétrico possui permanentemente um nível de ruído zero, o que, por si só, possibilita maior conforto ao condutor e aos passageiros e contribui para a diminuição da poluição sonora no tráfego urbano.

Na ponta do lápis, uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh). Como o modelo da JAC percorre até 235 km após esse investimento por recarga, a conta final é a seguinte: R$ 0,23 por km rodado. Agora apanhe o preço do óleo diesel: R$ 5,20, em média. Como as vans costumam fazer 7 km/l de diesel, isso gera um custo por km rodado de R$ 0,74 (mais do que o triplo da van 100% elétrica da JAC!!)

Encomendada pelos próprios clientes da marca

Os pedidos dos clientes por uma van de passageiros decorrem de um fenômeno recente, mas intenso, de substituição das frotas por veículos 100% elétricos, que já é recorrente na China e na Europa, devido à preocupação das empresas com o nível de emissão de poluentes emitida por seus veículos. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. “São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos! A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de transporte executivo consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono”, acentua Habib.

Torque à vontade e total silêncio ao rodar

Equipada com bateria de 92 kWh de capacidade máxima, a iEV 750 Vip atinge 235 km de autonomia, mesmo com carga total de 1,5 tonelada, o que é mais do que suficiente para se tornar vantajosa nos trajetos diários de curtas e médias distâncias. O motor elétrico desenvolve 163 cv de potência, com 750 Nm de torque máximo. É um torque fenomenal para essa aplicação! Tanto faz se a van está carregada e se precisa partir numa ladeira íngreme, por exemplo: nunca faltará força na arrancada! Além disso, prevalece o silêncio ao rodar, multiplicando o conforto dos passageiros.

A transformação de uma van de carga para passageiros

As alterações impostas pela Alpha6 na van original para carga incluem 13 bancos individuais (três fileiras de três poltronas e a última com quatro), todos reclináveis e devidamente equipados com cintos de segurança. A van também ganhou revestimento nos pisos, nas laterais e no teto, com instalação de isolamento acústico e térmico.

O acesso ao interior da van é espetacular: feito pela porta dianteira direita, e sem o banco do carona, o passageiro entra na van utilizando um estribo que é usado como degrau, sem qualquer contorcionismo, e busca seu assento por um amplo corredor. Para facilitar esse acesso, inclusive, a Alpha6 criou um sistema de abertura automática da porta, comandada pelo motorista por uma tecla no painel ou com controle remoto. Lá no “salão”, cada ocupante possui aletas de ventilação individuais para regular o fluxo do ar-condicionado – foi instalado um novo climatizador independente do que já vem no veículo. A Alpha6 será responsável por toda a transformação da iEV750V para a iEV750 Vip, o que também inclui a instalação de vidros laterais e traseiros.

Preço

Vendida por R$ 419.900, acrescido de R$ 60.000 da transformação, a JAC iEV750 Vip já pode ser encomendada em toda a rede autorizada JAC Motors. “O prazo de entrega comercial será de 60 dias, mas estimamos encurtar esse prazo”, prevê Zillig.

Família cada vez mais completa

Atualmente, a JAC Motors comercializa 8 modelos 100% elétricos – a chegada da iEV 750 Vip será o nono. A família é composta por dois compactos urbanos (E-JS1 e E-JS1 EXT), dois SUVs (iEV40 e E-JS4), a picape iEV350T, a van de carga iEV750V e os caminhões urbanos iEV350T e iEV1200T.

Além da iEV750 Vip, a família ainda vai aumentar. “Acabamos de anunciar nesta semana a pré-venda do sedã E-J7, que será lançado formalmente no início de 2022”, lembra Habib. “Outro modelo a estrear em um segmento inédito”.

Sobre a Alpha6

A Alpha6 nasceu da união de empresários do setor de transportes, que visualizaram uma oportunidade no mercado de adaptações, com foco no processo e na utilização de materiais de alta qualidade. Com a utilização de máquinas e equipamentos de última geração, alinhados a uma equipe altamente capacitada, a Alpha6 está focada em produzir veículos em parceria com as montadoras. Desenvolve projetos de transporte de pessoas, ambulâncias, unidades móveis e projetos especiais.

Fonte: Divulgação JAC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.