Para a indústria automotiva, o lançamento de um carro é, sem dúvida, o evento mais aguardado de uma marca. Mas com o isolamento social imposto pela Covid-19, as montadoras estão refazendo todo o seu planejamento. É o caso da Ford, que optou por lançar a picape Ranger Storm virtualmente, em um movimento inédito em toda a sua história no Brasil.
O calendário de lançamentos da indústria automotiva costuma ser intenso. Para jornalistas especializados na avaliação de produto, os eventos envolvem grandes preparações, com direito a jantares especiais e viagens para que o novo modelo possa ser testado na pista. Centenas de
profissionais de comunicação, vendas e engenharia participam desse processo.
O novo coronavírus trouxe, entretanto, a necessidade de alternativas para divulgar os produtos com o máximo de assertividade possível. E em um ambiente totalmente online.
Na semana passada, a marca apresentou ao mercado a Ranger Storm, versão off-road da picape média, voltada para o segmento de esportes radicais e aventura. O modelo vem equipado com tração 4×4, transmissão automática e motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros.
A pandemia foi um divisor de águas. Certamente a Ford e toda a indústria farão algo diferente daqui para frente. A estratégia não será mais a mesma para todos os produtos.
O Diretor da Contauto e revendedor Ford no Estado, Apolo Figueiredo Rizk disse que as vendas estão acontecendo no online e superaram as expectativas. “Foi diferente de tudo o que a montadora realizou até então e o lançamento aconteceu em meio a pandemia e sem a apresentação costumeira aos jornalistas especializados”, disse.
A estratégia de divulgação da Ranger Storm gerou 158 artigos em veículos de imprensa especializados no Brasil e 210 publicações em mídias sociais. Resultado que foi comemorado pela marca.
A entrega da picape será feita seguindo rígidos padrões de segurança e higienização, além de profissionais com equipamentos de segurança, como máscaras e luvas.
“A Ranger Storm veio recheada de recursos tecnológicos. O motor é outro ponto de atenção, pois é muito forte, além de ter vindo com preço de revenda altamente competitivo, desbancando o valor das concorrentes do mesmo segmento”, disse Apolo.
“As 60 primeiras pessoas que adquiriram o veículo na venda online receberam junto com a caminhonete um conjunto de Snorkel e capota marítima já instalados. Esse tipo de venda, a direta, acontece diretamente com a fábrica, que envia o veículo após a compra. O carro
ainda está sem previsão de data para ficar disponível no showroom”, completou.
Texto: Comunicativa
Foto: Divulgação